Das Manchetes Ao Esquecimento

5 de dezembro de 2010

A comunicação de massas pode ser considerada um fator determinante para a formação da opinião pública no Brasil e logicamente no mundo. A mídia hegemonica não reflete a pluralidade de fontes e meios que sejam capazes de oferecer visões que contribuam para a formação da opinião pública. Estamos diante de um discurso único fortemente ligado à força do meio publicitário e seu poder financeiro. Tais recursos publicitários vem de empresas e corporações com fortes interesses em alterações de leis e normas que favoreceriam a ampliação dos mercados, fariam crescer seus lucros e sua influência na sociedade. Dessa forma, manifestam-se os interesses politicos que a partir da grande mídia demonstram suas ambições.

Em 2010, após a formalização das candidaturas majoritárias e a opção clara de certos grupos midiáticos por uma delas surgiram denúncias de corrupção em diversos escalões do atual governo. Foi emblemático o caso da ministra- chefe da Casa Civil , Erenice Guerra, que Segundo os institutos de pesquisa de opinião pública foi fator decisivo para um Segundo turno das eleições. Erenice substituiu Dilma Roussef na Casa Civil e foi acusada de nepotismo, tráfico de influência e corrupção ativa. Tais denúncias q estavam relacionadas a contratos entre órgãos governamentais e empresas privadas que tinham o apoio de seus filhos e parentes para obter vantagens e prolongamentos de contratos de prestação de serviço junto ao governo.

Caso Erenice: notoriedade e esquecimento

Chama a atenção que logo após o encerramento do período eileitoral esse assunto desaparece das manchetes e pouca informação é divulgada sobre o desenrolar dos fatos. Consequentemente, a assunto também perde relevância na vida cotidiana e no interesse público. Questiona-se assim o papel da mídia hegemônica na efetiva contribuição à sociedade. Mais grave ainda se torna a situação uma vez que existem fortes indicios de que as denúncias tenham vindo de grupos ligados ao próprio governo o que por si só justificaria um aprofundamento no tema por parte dos meios de comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: